sexta-feira, 1 de abril de 2011

MAPAS DE MIM

Este trabalho nasce de uma parceria estabelecida entre o CESIS – Centro de Estudos para a Intervenção Social e o CAM – Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, em que têm vindo a colaborar em experiências que conciliam a vertente artística e a intervenção social.  Neste sentido, desenvolveu-se um projecto que combina estes dois domínios e envolve pessoas adultas residentes nos bairros da Flamenga e Lóios.
O recurso às artes (através de desenhos, obras de arte, expressão plástica e corporal) possibilita aceder ao mundo interno de cada um e a utilização de mapas permite que as pessoas se situem e se encontrem consigo ou com os outros em determinados locais e/ou momentos. Partindo destes pressupostos, o CESIS através do Projecto Espiral - CLDS desafiou um conjunto de pessoas a partilhar algumas das suas vivências tentando que cada um/a as expresse como se de mapas se tratasse. É por este motivo que o Projecto se designa Mapas de Mim.
Pretende-se promover o desenvolvimento de competências pessoais e sociais através da exploração artística de alguns conceitos. Mapeando de uma forma criativa algumas rotinas em casa, acontecimentos de vida, sonhos, expectativas e/ou projectos futuros com o apoio de tintas, canetas, papel de cenário, lápis, imagens, obras de arte, pinturas e exemplos de mapas, pretende-se promover um auto-conhecimento e uma valorização pessoal dos/as participantes.
O grupo é constituído por 9 pessoas (6 mulheres e 3 homens), sendo bastante heterogéneo quanto às faixas etárias (que se entre os 19 e os 48 anos).

Este projecto que irá decorrer entre 24 de Março e 28 de Abril é composto por sessões semanais que são dinamizadas pelos/as técnicos/as do CAM e Projecto Espiral em diferentes locais: CAM e Bairro da Flamenga. Será feita ainda uma sessão que terá como objectivo descobrir alguns locais da cidade de Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário