sábado, 13 de março de 2010

Parceria

Na sua articulação com o Plano Nacional de Acção para a Inclusão, os Contratos Locais de Desenvolvimento Social assumem-se como um novo instrumento de combate à pobreza e à exclusão social, tanto nas suas expressões emergentes como naquelas que persistem de há longa data nas nossas sociedades.
Com uma implementação local os Contratos Locais de Desenvolvimento Social assentam no princípio da parceria, visando, antes de mais, garantir a coerência e integração de uma intervenção territorializada onde vários actores interagem.
O Projecto Espiral teve a sua génese num trabalho de parceria desenvolvido no quadro do “Viver Marvila” onde a necessidade de potenciar os planos de requalificação urbana existentes para a freguesia com processos de desenvolvimento social foi, desde logo, uma preocupação. No contexto da freguesia foram identificados como territórios prioritários os bairros dos Lóios e Flamenga.

De acordo com as próprias normas do Programa, o Projecto Espiral desenvolve a sua actuação em torno de quatro eixos:
  • Emprego, formação e qualificação;
  • Intervenção familiar e parental;
  • Capacitação da comunidade e das instituições;
  • Informação e acessibilidades.
Neste âmbito, o Projecto pretende desenvolver um conjunto de acções que actue em várias das dimensões consideradas como factores de pobreza e de exclusão social e que, de acordo com um diagnóstico participado, se constituem como respostas aos problemas prioritários identificados. Assim, o Projecto, para além de uma equipa multidisciplinar requer um trabalho e acompanhamento inter-institucional necessário a uma boa conjugação de esforços de todos os intervenientes nos referidos territórios, tendo sempre em vista o interesse dos sujeitos a abranger e o conjunto da população, estimulando a sua participação nas acções.
Na sua actuação o Projecto procura desenvolver estratégias de prevenção e de resolução de problemas e orienta-se pelos seguintes princípios: parceria; participação; integração; territorialidade; igualdade de género; avaliação. Estes são princípios estratégicos que foram constituindo um património comum que orienta a grande maioria das actuações e projectos que pretendem actuar em problemáticas de carácter multidimensional, como é o caso do Projecto Espiral.

Sem comentários:

Enviar um comentário