quarta-feira, 3 de março de 2010

Como surgiu o ...

O Projecto Espiral surge de uma necessidade sentida por um conjunto de parceiros que intervêm na freguesia de Marvila, mais concretamente pelo grupo de entidades que compõem o Programa  “Viver Marvila” – Câmara Municipal de Lisboa; Gebalis e IHRU – e pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Essa necessidade decorre, sobretudo, da existência de planos de requalificação urbana que devem ser potencializados e acompanhados de processos de desenvolvimento social.  


De facto, o perfil da intervenção social hoje deve estar para além do suprir as necessidades básicas de algumas pessoas e famílias, este é um trabalho que continua a ser importante e a ter o seu lugar, mas a intervenção social deve cada vez mais apostar no desenvolvimento de competências pessoais e colectivas que possam promover o empowerment de pessoas e comunidades.


E foi com este objectivo que surgiu o Projecto Espiral e que o mesmo se configurou depois de ouvidas as entidades locais e alguns elementos da população.


O Projecto é financiado pelo Instituto de Segurança Social, ao abrigo do Programa “Contratos Locais de Desenvolvimento Social” e, para além do CESIS – Centro de Estudos para a Intervenção Social, como entidade coordenadora da parceria local, conta, também, com o envolvimento da  ATM – Associação Tempo de Mudar para o Desenvolvimento do Bairro dos Lóios.


O Projecto abarca, numa lógica integrada, diferentes factores dos processos de exclusão social: o desemprego; os baixos níveis de instrução da população; competências pessoais pouco estimuladas; deficits de participação social…


Por outro lado, o Projecto foi pensado para intervir numa complementaridade com as respostas já existentes - e, neste sentido, assume-se como um recurso para os próprios parceiros locais - e para promover as potencialidades das pessoas e do território.

Sem comentários:

Enviar um comentário