quinta-feira, 20 de maio de 2010

Competências Parentais: “Como lidar com as birras de uma criança”

Foi no dia 20 de Maio de 2010 que o Projecto Espiral realizou, na Associação Tempo de Mudar (ATM), no Bairro dos Lóios, Freguesia de Marvila, uma sessão de formação curta duração no âmbito das Competências Parentais. Esta sessão enquadrou-se no chamado “Espaço de Cidadania” do Projecto e contou, como formadora convidada, Elsa Figueiredo que, embora elemento do quadro de pessoal do CESIS (entidade coordenadora local da parceria), não é parte integrante da equipa do Projecto. Pretende-se, com isto, promover uma forte inter-acção entre diferentes projectos e iniciativas levadas a cabo no CESIS, bem como pôr à disposição do Projecto Espiral o know how existente.

O tema de trabalho intitulou-se “Como lidar com as birras de uma criança” e foi com agrado que acolhemos as 23 pessoas participantes, das quais 19 eram pais e mães das crianças que frequentam o equipamento de apoio à infância da ATM. Este foi um momento que permitiu a partilha de experiências, conhecimentos e promoveu a reflexão de todos/as os/as presentes em torno de problemas que o quotidiano e o seu papel como educadores/as coloca.

Os e as participantes contribuíram com as suas próprias vivências, com as suas dificuldades e houve uma interessante partilha de estratégias baseado em “comigo resulta assim…”.

Na sessão foram abordadas questões como: Definição do conceito de birra; Manifestações físicas das birras; Possíveis causas das birras; Calendários de desenvolvimento (quando começa a ser normal as crianças fazerem birras); O que fazer e não fazer face às birras das crianças; e a importância do elogio.

Sem comentários:

Enviar um comentário