quarta-feira, 30 de março de 2011

Segundo Encontro do Conselho de Parceiros

A segunda reunião do Conselho de Parceiros, realizou-se no dia 30 de Março, às 16 horas, e teve lugar na Nuclisol do Bairro do Condado. O Conselho de Parceiros aconteceu após a reunião do Núcleo Territorial da APDES por forma a optimizar os tempos de trabalho aproveitando a presença das Entidades que integram ambas as parcerias.

O documento aqui disponibilizado deu suporte à reflexão e discussão dos resultados do 1º Trimestre referentes aos diferentes Eixos do Projecto Espiral (CLDS).

segunda-feira, 14 de março de 2011

Workshop de Maquilhagem para Profissionais

Na sequência do último workshop realizado para as pessoas que estavam a ser acompanhadas no Gabinete de Empregabilidade, sobre a utilização de maquilhagem em contexto profissional, foi lançado o desafio para realizarmos uma sessão semelhante dirigida  a profissionais das Instituições de Marvila.

Face ao pedido, vimos informar que irá decorrer na segunda-feira, dia 21 de Março, às 10 horas um Workshop sobre Maquilhagem para Profisisonais.

Contamos consigo nas instalações do Projecto Espiral (máximo de 8 pessoas).

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Formação - "Intervenção para um Envelhecimento Activo"

Na sequência da formação destinada a profissionais das instituições locais, iniciada em 2010, o Projecto Espiral desenvolveu  uma nova acção, nos dias 24, 27 e 31 de Janeiro e 2 de Fevereiro de 2011, desta vez sobre “Intervenção para um Envelhecimento Activo”.  Esta formação teve como objectivos explorar teorias e metodologias de intervenção gerontológica, orientadas para o envelhecimento saudável, activo e para a capacitação e empowerment, assim como reflectir sobre os procedimentos mais adequados para potenciar as intervenções com pessoas idosas, tendo em conta a sua realidade individual e social. Foram ainda abordadas conteúdos de animação com a população maias idosa, e foi promovida uma reflexão sobre o trabalho que os/as técnicos/as presentes têm vindo a desenvolver neste âmbito.
Foram constituidos dois grupos de formaão que abrangeram 13 profisisonais, todas do sexo feminino e maioritariamente provenientes de instituições parceiras do Projecto Espiral. Cada acção de formação teve a duração de 15 horas.
No final, as participantes mostraram-se muito satisfeitas com a importância dada à sua participação no processo formativo,  com a aprendizagem feita e com a aplicação prática dos conteúdos da formação junto das pessoas idosas com quem trabalham. Mostraram também interesse em, futuramente, abordarem outros temas relacionados com o envelhecimento. 

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

VIP – Voluntariado Inter-Geracional de Proximidade

O Projecto Espiral está a divulgar a iniciativa “Voluntariado de Proximidade” que tem como objectivo, por um lado promover o voluntariado junto da população dos Bairros dos Lóios e da Flamenga e por outro formar os voluntários, atendendo às suas necessidades.
Se gosta de ajudar outras pessoas e pretende fazê-lo disponibilizando algumas horas do seu tempo, inscreva-se!
Caso conheça alguém que precise de pequenas ajudas no dia-a-dia ou mesmo de companhia, dê-lhe conhecimento desta iniciativa. O Projecto Espiral pretende receber, não só candidatos a voluntários, mas também candidatos a beneficiários do voluntariado.
Para mais informações venha visitar-nos no:
 Projecto Espiral
Rua Ferreira de Castro,
Lote 351, Cave Esq. e Dta.
Bairro da Flamenga
1950-133 Lisboa
 Ou contacte-nos através do telefone: 211975233 ou e-mail: clds.espiral@cesis.org

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Oficina do Brinquedo “Construir um presente de Natal para o seu/sua filho/a”

Nos dias 15 e 22 de Dezembro de 2010 realizou-se, no Projecto Espiral, uma Oficina do Brinquedo. Esta actividade, dirigida a pais, mães, tios/as e avós foi criada com o intuito de proporcionar um momento ludico-pedagógico em que os educadores/cuidadores pudessem interagir e construir um presente de Natal para os/as seus/suas filhos/as tirando partido das competências e da criatividade de cada um.

Os materiais necessários para construir este brinquedo foram objectos em madeira (carros, aviões, caixas, comboios), tinta branca, lixas, patine, trincha larga e verniz.


Além destes materiais, a gestão financeira e o investimento nas competências individuais foram os únicos recursos que esta oficina pretendeu promover e rentabilizar através da construção de um brinquedo em madeira.


Nos dois dias em que se realizou esta oficina participaram 4 pessoas adultas e 4 crianças (filhos e netos/as de alguns dos participantes). Apesar de não estar prevista a participação de crianças nesta actividade a sua presença foi importante e interessante porque permitiu criar um momento lúdico que pode ser repetido em casa.

No final do atelier os participantes mostraram interesse em repetir este tipo de sessões de forma a aprenderem e desenvolverem outro tipo de técnicas que poderão ser utilizadas na construção de outros objectos.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Formação “Diagnóstico, Acompanhamento e Avaliação de Situações Sociais”

O Projecto Espiral, no âmbito do Eixo 3 – Capacitação da Comunidade e das Instituições, promoveu, a 14 e 15 de Dezembro de 2010, a formação sobre “Diagnóstico, Acompanhamento e Avaliação de Situações Sociais”. O tema desta formação foi identificado pelos/as técnicos/as das instituições locais, contactados/as no âmbito do levantamento de necessidades de formação, como um dos  mais importantes a considerar com vista à melhoria da qualidade dos diagnósticos realizados pelas equipas técnicas e para um acompanhamento efectivo das situações.
O grupo foi composto por 7 elementos do CESIS – Centro de Estudos para a Intervenção Social e do Nuclisol Jean Piaget. Esta formação teve a duração de 12 horas e nela foram abordadas as seguintes questões: “Exigências da intervenção social em contextos de mudança – identificação e discussão das principais transformações sociais em curso com implicações no atendimento”; “O que é um diagnóstico social? – tipos e definição de diagnóstico”; “O diagnóstico na investigação – acção” ; “A construção de um diagnóstico – técnicas, características, potencialidades e limites”.
As questões foram debatidas fazendo apelo às experiências  dos/as profisisonais presente e aos desafios com que se deparam no dia-a-dia, focando a importância da realização de um diagnóstico preciso e aprofundado, tendo em conta as especificidades de cada pessoa e de cada família.
No final da formação os e as participantes focaram a relevância do tema para a sua prática profissional, expressando que adquiriram novos conhecimentos ao nível das boas práticas de intervenção e das técnicas especificas de diagnóstico e acompanhamento.