quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Formação “Diagnóstico, Acompanhamento e Avaliação de Situações Sociais”

O Projecto Espiral, no âmbito do Eixo 3 – Capacitação da Comunidade e das Instituições, promoveu, a 14 e 15 de Dezembro de 2010, a formação sobre “Diagnóstico, Acompanhamento e Avaliação de Situações Sociais”. O tema desta formação foi identificado pelos/as técnicos/as das instituições locais, contactados/as no âmbito do levantamento de necessidades de formação, como um dos  mais importantes a considerar com vista à melhoria da qualidade dos diagnósticos realizados pelas equipas técnicas e para um acompanhamento efectivo das situações.
O grupo foi composto por 7 elementos do CESIS – Centro de Estudos para a Intervenção Social e do Nuclisol Jean Piaget. Esta formação teve a duração de 12 horas e nela foram abordadas as seguintes questões: “Exigências da intervenção social em contextos de mudança – identificação e discussão das principais transformações sociais em curso com implicações no atendimento”; “O que é um diagnóstico social? – tipos e definição de diagnóstico”; “O diagnóstico na investigação – acção” ; “A construção de um diagnóstico – técnicas, características, potencialidades e limites”.
As questões foram debatidas fazendo apelo às experiências  dos/as profisisonais presente e aos desafios com que se deparam no dia-a-dia, focando a importância da realização de um diagnóstico preciso e aprofundado, tendo em conta as especificidades de cada pessoa e de cada família.
No final da formação os e as participantes focaram a relevância do tema para a sua prática profissional, expressando que adquiriram novos conhecimentos ao nível das boas práticas de intervenção e das técnicas especificas de diagnóstico e acompanhamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário