quinta-feira, 11 de agosto de 2011

ARTE - Arrisca, Requalifica, Trata a FlamEnga

A actividade a que designámos ARTE -  Arrisca, Requalifica, Trata a FlamEnga”, veio apoiar uma acção do Programa Viver Marvila na requalificação do espaço público da Flamenga, tendo sido a zona onde decorreu a acção uma das identificadas pela população residente, aquando do processo de auscultação efectuado anteriormente. O desafio colocado pelo Viver Marvila foi o de encontrar uma forma de se conseguir preservar os espaços após o terminus das obras.

Assim, e na sequência de uma reunião de trabalho entre o Projecto Espiral, a APDES e a Gebalis, surgiu a ideia de se lançar um concurso de pintura dos muros, como estratégia de envolvimento, através da arte, das pessoas residentes no Bairro, de forma a se apropriarem e a reconhecerem os espaços públicos como alvo do seu respeito e cuidado. 

Esta ideia foi, depois, alargada a todas as entidades que compõem o Grupo Comunitário da Flamenga, que para além das já referidas organizações integra: SCML Flamenga; CERCI Lisboa; Igreja Santa Clara; Junta de Freguesia de Marvila; AMI – Porta Amiga de Chelas; Escola EB1 Luísa Neto Jorge; Espaço Municipal da Flamenga; PSP; Irmãzinhas de Jesus.

Tendo conhecimento desta actividade que vai ao encontro de alguns dos seus objectivos (nomeadamente o de dar uma imagem positiva ao bairro), o Rock In Rio com o apoio da Pepsi, associou-se a esta iniciativa, apoiando a sua concretização com meios humanos (finalistas de um casting sobre a Imagem do Rock In Rio; um writer ) e materiais (latas de tinta para a concretização das pinturas).

Assim, no dia 19 de Julho numa zona central do bairro, mais concretamente entre os lotes 343 e 344 da Rua Ferreira de Castro, concentrou-se um conjunto de pessoas para cumprir o desafio lançado: Usa a tua Arte para colorir os muros!
Um único espaço foi partilhado pelas propostas apresentadas por quatro jovens writers, 3 da Flamenga e um convidado pelo Rock in Rio, sendo que várias das pessoas presentes  juntaram-se ao evento, participando activamente na criação  e execução dos Graffittis e sentindo que aqueles desenhos são também de sua autoria.  

Sem comentários:

Enviar um comentário