Nos dias 9 e 10 de Dezembro de 2010 esteve presente no Centro Social Comunitário do Bairro da Flamenga a Dra. Ana Canhão a convite do Projecto Espiral para ministrar a acção de formação “Crianças e Jovens em Risco – A intervenção das entidades com competência em matéria de infância e juventude nas situações de risco e de perigo para a infância”.
Esta formação foi dirigida a técnicos/as maioritariamente com intervenção nos bairros da Flamenga e Lóios com o objectivo de analisar o sistema de protecção à infância em Portugal e de comunicar as competências das entidades em matéria de infância e juventude.
Foram abordados conteúdos teóricos e promovidos exercícios de reflexão conjunta a partir de situações apresentadas pela formadora com vista a colocar em prática os conceitos abordados. Estiveram presentes 12 técnicos/as das seguintes instituições: Polícia de Segurança Pública, GEBALIS, EEM, Associação Tempo de Mudar, Nuclisol Jean Piaget e CESIS - Centro de Estudos para a Intervenção Social.
No final das 9h de formação, todos/as técnicos/as se mostraram satisfeitos com os conhecimentos adquiridos na formação, e principalmente com a oportunidade de partilhar experiências entre profissionais com campos de intervenção diferentes. Foi também referido que a distinção entre situações de risco e perigo com crianças e jovens foi muito importante, assim como as instituições para as quais encaminhar as situações, dependendo da gravidade do caso.
Sem comentários:
Enviar um comentário